De onde surgiu a idéia de escrever este blog?

"A Melhor Idade é aquela em que não contamos o tempo, e sim quando vivemos o tempo, proporcionando felicidade a nós e a todos ao nosso redor" Autor: Desconhecido

Minha experiência profissional vem do atendimento a domicílio na cidade de Curitiba, aqui atendo Idosos com os mais variados problemas e pude perceber que alguns familiares ainda tem resistência com a importância da fisioterapia para terceira idade.
Quero ajudar as pessoas a entender que o Idoso precisa envelhecer com qualidade de vida, em todos os seus aspectos, físicos, socioculturais e ambientais, sendo que se o idoso envelhece com qualidade, toda a familia é beneficiada. 


Para começar vou explicar de forma clara e simples as ciências que estudam o idoso. A maioria das pessoas mesmo tendo um idoso em casa não sabem diferenciar as ciências que cuidam do bem estar desse familiar. 

E as diferenças básicas são:


Geriatria é a ciência que estuda o manejo das doenças do idoso e a prevenção.

Enquanto que a Gerontologia estuda o envelhecimento do corpo e da mente do idoso, levando em consideração as características da sociedade e do ambiente em que ele vive.

Esse cuidado com o idoso é feito por uma equipe multidisciplinar, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais , cuidadores e todo profissional que se faz necessário nesse momento da vida. 

E então o que seria o termo Fisioterapia Gerontológica?
Seria uma área especializada da Fisioterapia que atua cuidando da pessoa idosa, prevenindo, reabilitando com o motivo de deixar o idoso independente e funcional em suas atividades básicas do dia a dia.

0 Comentários