Slide Show

14 de janeiro de 2011

CUIDADORES: IDOSOS DEPENDENTES E PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER

O Cuidador de Idoso é a pessoa que auxilia o idoso que apresenta dificuldades e limitações para realizar as atividades da vida diária   (banho, higiene, locomoção, alimentação, entre outras) fazendo ligação entre o Idoso, Familiares e Serviço de Saúde.


O cuidador é todo aquele que vivencia o ato de cuidar, onde vive uma experiência de aprendizagem e de vida junto ao idoso portador da doença de Alzheimer.

O cuidado com os idosos com DA é realizado essencialmente por seus familiares, chamados cuidadores informais, onde a figura da mulher merece destaque como cuidador principal deste idoso.

No Brasil a grande maioria da população de cuidadores informais não possui orientações nem suporte de assistência à doença e ao cuidado o que também pode torná-lo um paciente do sistema.

Para prevenir o estresse e o esgotamento associados ao cuidado é importante que o cuidador tome um tempo para cuidar fisicamente intelectual e emocionalmente de si mesmo, que dedique um tempo moderado ao lazer; que negocie períodos de folga do cuidado; que mantenha elevada a auto-estima e estabeleça prioridades; que focalize o ato de cuidar-se de forma positiva; que mantenha um estilo de vida, uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos.

O cuidador familiar de idosos dependentes necessita ainda de orientações de como agir nas situações mais difíceis, e receber supervisão e capacitação em casa por profissionais da saúde como, médicos, enfermeiro e fisioterapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário