Slide Show

14 de janeiro de 2011

ESTRATÉGIAS PARA CUIDAR DO PACIENTE COM DEMÊNCIA

Para cuidar de alguém com demência, é essencial entender que o indivíduo encontra a cada dia maior dificuldade em lidar com as atividades da vida diária. É importante também perceber que este indivíduo pode estar ansioso ou deprimido por não saber ou aceitar o que está lhe acontecendo.

Abaixo descrevi algumas orientações no cuidado do idoso com demência nos primeiros estágios da doença.

-Manter a Normalidade: O cotidiano do paciente dever ser mantido normalmente, de acordo com as possibilidades, as atividades devem ser realizadas naturalmente. O paciente não deve ser tratado como um inválido e sim com dignidade e respeito que o idoso merece.

-Manter a Comunicação: Chegue ao paciente de forma tranqüila, movendo-se devagar; olhe nos olhos dele; chamar pelo nome dele; tocá-lo sempre que este permitir; identifique-se ao conversar com o paciente, fale de forma clara, simples e calma; use frases curtas e objetivas; faça uma pergunta de cada vez, dando tempo de sobra para responder; toque no paciente, as vezes é melhor que palavras, e previne a rejeição e a insegurança; mantenha conversas rápidas e leves, falando de sua profissão ou costumes e expressões usadas durante toda a sua vida; nunca fale do paciente na sua frente, ele compreende mais do que pode expressar.

-Estabelecer Rotinas: Manter uma rotina diária regular e estruturada, de forma que o paciente faça as mesmas atividades no mesmo horário todos os dias, ajudando a lembrar as tarefas a serem desenvolvidas e diminuindo o risco de confusão.


Auxiliar a memória (primeiros estágios iniciais da doença): calendário com letras e números grandes; relógios com números e ponteiros grandes na parede do quarto ou no pulso; identificar com figuras , luzes ou mesmo fotos os ambientes da casa, como o quarto, banheiro e a cozinha; separar, diariamente, por horário, os remédios; cartão constando o nome, endereço e diagnóstico dever estar no bolso ou mesmo fixado nas costas do paciente, evitando desaparecimento e facilitando retorno a lar em casa de fuga; manter os móveis e pertences do paciente no mesmo local facilitando a orientação espacial; manter em local de fácil acesso fotografias suas e de seus familiares

-Preservar a independência: Estimule a participação ativa nas tarefas que pode realizar; incentive a fazer tudo aquilo que consiga; não coloque em uma posição onde possa falhar; estimule-o e elogie quando completar uma tarefa ou ajudar e alguma forma; promova o senso de dignidade e auto-respeito.

-Manter o Bom Humor: É de grande importância para a saúde mental do cuidador preservar o senso de humor. Manter a capacidade de rir torna a vida mais leve e alegre.

-Promover Segurança: Remover tapetes e tacos soltos, pisos escorregadios; remover móveis pontiagudos, móveis mal posicionados; boa iluminação; instalar barras de segurança no chuveiro e ao lado do vaso sanitário; manter a vigilância constante evita aborrecimentos mais sérios.

-Higiene: A pessoa com demência pode esquecer a necessidade de tomar banho.Tente conversar com ele, enfatizar os aspectos mais agradáveis do banho, como o bem-estar, conforto da água morna, etc.

Durante o banho, ofereça uma esponja para o paciente se ensaboar.Procure manter a independência do paciente, estimulando sua colaboração e elogiando o que consegue fazer sem auxílio.

-Alimentação: Paciente deve ser alimentado sempre sentado para receber líquidos, refeições ou remédios; verificar a temperatura dos alimentos oferecidos; o cuidador deve oferecer líquidos várias vezes ao dia; os horários das refeições devem ser rígidos e respeitados para criar o hábito e manter a orientação temporal do paciente.

-Sair para as compras: Pode sair para as compras, desde que acompanhado pelo cuidador.

-Dirigir Automóvel: Não é recomendado, pois a pessoa poderia se perder com muita facilidade ou mesmo provocar acidentes.

-Não ingerir bebida alcoólica e fumar cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário